terça-feira, 26 de junho de 2012

NUTIÇÃO PARA ATLETAS; SAIBA MAIS SOBRE PESO-ABSOLUTO, MASSA MAGRA E GORDURA

A grande maioria das pessoas se preocupa apenas em perder peso, abaixar o peso na balança, sem levar em consideração a relação entre a quantidade de gordura acumulada e a de massa muscular.
Perder peso pode significar apenas uma redução de líquidos, ou perda de massa muscular, sem ter perdido uma quantidade considerável de gordura, fazendo com que o corpo fique mais flácido.
O correto na verdade, é trabalharmos a diminuição da gordura corporal e não do peso absoluto.
Podemos perder grandes quantidades de gordura corporal, sem grandes alterações na balança. Isso porque se a pessoa pratica alguma atividade física, dando estímulos à hipertrofia muscular, ela vai favorecer o ganho de massa muscular, ganhando quilos no peso total, oque pode desestimular quem foca na perda de peso absoluto.
O peso que aferimos na balança só irá nos fornecer o peso absoluto, massa magra, massa gorda, quantidade de liquido, peso dos ossos. Sem nenhuma especificação do peso de cada item anterior. Sem contar que o peso na balança é alterado por muitas variantes como, horário da pesagem, quantidade de roupa, se é a mesma balança, em mulheres com diferentes períodos hormonais, retenção de liquido, etc…
A melhor maneira de trabalharmos essa redução de gordura corporal é fazendo uma avaliação da composição corporal. Essa avalição irá nos fornecer dados separadamente, o real peso de massa muscular, massa gorda, quantidade de liquido, entre outros.
Para a realização da composição corporal existem alguns métodos diferentes, como a impedanciometria e a antropometria. O importante é sempre utilizar o método anterior para nível de comparação.

Dr. Rodrigo Simão Marum  – CRN 25862
Diretor Núcleo NES – Nutrição Esporte e Saúde
Nutricionista Esportivo
Especialista em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento
e Nutrição Desportiva –UNICAMP
Tel.: (19) 2512 0558

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...