segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CRIADOR DO UFC VÊ TORNEIO COMO ESPETÁCULO: VIROU "CAFÉ COM LEITE"


Quando Rorion Gracie criou o UFC (Ultimate Fighting Champioship) em 1993, ele tinha só um objetivo: provar que o jiu-jitsu era a arte marcial mais eficaz do mundo em um torneio televisionado nos Estados Unidos. Quase duas décadas depois, a entidade cresceu exponencialmente, ganhou milhões de torcedores fanáticos e atingiu valores bilionários. Mas para o criador do evento, tudo virou um grande show que não retrata, necessariamente, quem é o melhor lutador do mundo.
“As pessoas assistem a um espetáculo de entretenimento e não a uma briga de verdade atualmente. Essa não era a ideia original. Eles mudaram as regras e transformaram o que tínhamos em algo café com leite, um jogo, para satisfazer necessidades políticas do esporte”, afirmou Rorion Gracie em entrevista ao iG.
Nas primeiras edições, o UFC contava com a ausência quase completa de regras. Não havia rounds, limite de tempo e categorias. Mas após as primeiras edições (maioria vencida pelo franzino Royce Gracie), o torneio foi pressionado a introduzir uma série de normas.
Insatisfeito com o rumo que o UFC estava tomando, Rorion Gracie vendeu sua parte da franquia já em 1995. De acordo com o brasileiro radicado nos Estados Unidos, a entidade sofreu uma série de pressões da Comissão Atlética do Boxe, que viu uma grande ameaça no crescimento do UFC.
“Inicialmente, criei um evento no qual era possível ter uma comparação entre os vários estilos de lutas e consegui demonstrar que o nosso jiu-jitsu era a mais eficiente. O evento sofreu uma série de pressões da comissão de boxe e meus sócios cederam às modificações. Eu não aceitei o rumo que o UFC estava tomando e vendi minha parte”, completou.
Atualmente, Rorion trabalha ao lado de seus dez filhos como mestre na Gracie Jiu-Jitsu Academy, na Califórnia. Apesar de mostrar satisfação pelo crescimento do torneio na última década, ele reitera que o evento não mostra quem é o melhor lutador do mundo.
“Hoje em dia, o cara se prepara para lutar rounds de cinco minutos. São atletas bem explosivos e muito bons. Mas um combate sem tempo é outra história. Só assim dá para ver quem é o melhor. O Anderson Silva é um grande atleta, que se adaptou bem às regras. Mas sem o jiu-jitsu, eu acredito que ele estaria em uma roubada”, avaliou o Gracie.
IGESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...