Foto: Divulgação/UFC
O campeão peso médio do Ultimate Fighting Championship Anderson Silva é considerado o melhor lutador do mundo da atualidade por jornalistas, técnicos, lutadores e pela maioria dos fãs das artes marciais mistas. O segredo de seu sucesso está atrelado à dedicação aos treinamentos físicos, incomparável técnica e versatilidade de golpes.
Há seis anos, quando passou a ser treinado pelo preparador físico Rogério Camões, o “Aranha” deu início a um trabalho de ganho de força que o fez constatar a importância do condicionamento físico na preparação para as suas lutas. Coincidentemente, os treinos de força, o período de aumento da resistência e os exercícios do método circuit training são os preferidos pelo atleta, de acordo com Rogerão.
“Sim, o Anderson gosta de fazer treinamento físico e tem feito a preparação física comigo há seis anos. Ele entende a importância e o ganho de força que teve neste período”, o especialista disse com exclusividade ao blog Mano a Mano.
O atleta é exigido ao máximo e só reclama do treinador ‘psicopata’ e não da árdua rotina importa por ele. “Se tem uma coisa que ele reclama é de mim. Ele fala que sou xarope, louco e psicopata pois exijo o máximo em cada treino. No mais, ele é tranquilo e  sabe o que tem que fazer sem reclamar de nada. É um soldado, um guerreiro”, elogiou.
“O nível dos atletas hoje é muito próximo, e a preparação física é a área mais científica do treinamento. A diferença fica nos detalhes, no lastro do treinamento, no feeling do treinador e do atleta. e isso eu e Anderson Silva temos de sobra”, acrescentou.
Anderson tem como características principais a destreza, habilidade, coordenação, ritmo e resistência, diz Rogério, e é um profissional que se mantém em atividade treinando em intensidade menor quando não está se preparando para lutar e segue à risca suas recomendações.
“Minhas recomendações são manter o peso ideal fora de temporada, que é de 94kg, e fazer a prevenção de possíveis lesões na fisioterapia”, revelou.
Apesar do MMA ser um esporte de contato, Rogério afirma que as lesões podem ser minimizadas com o treinamento ideal e lembra que Anderson só lutou machucado uma vez, justamente na primeira luta contra Chael Sonnen, no UFC 117, em 2010.
“Nunca sabemos quando um atleta pode se lesionar, porém, podemos minimizar as possibilidades com treinamento adequado, mas o MMA é muito contundente e acidentes acontecem. Só me lembro do Anderson ter lutado machucado uma vez, e assim mesmo venceu o Sonnen”, recordou.
O faixa preta de Muay Thai e jiu-jitsu já derrotou os principais oponentes da categoria até 84kg e seria um sonho vê-lo atuar entre os meio-pesados, principalmente contra a sensação do UFC, o jovem Jon Jones. Para o técnico, seu aluno poderia lutar na divisão de 93kg sem levar desvantagem física em relação aos demais concorrentes do peso.
Quando perguntado sobre o segredo do campeão, Camões reitera sua entrega aos treinamentos, a maneira profissional como conduz sua carreira e o dom único de lutar no maior palco do MMA na atualidade.
“O sucesso dele vem da dedicação e do profissionalismo. Lógico que ele tem o dom de ser privilegiado por sua capacidade de  lutar de uma forma única, e acho que ele se enquadra na minoria dos seres humanos que são superdotados. Sua inteligência consegue captar os aspectos do MMA  muito mais rápido que os outros lutadores”, observou.
Anderson Silva defenderá o cinturão no próximo sábado contra Chael Sonnen no UFC 148: “Silva vs Sonnen 2”, confronto que tem recebido a alguma de luta do século. O preparador físico espera por uma das maiores guerras do esporte e afirma que o brasileiro nunca se entregará no combate.
“Essa será uma das maiores guerras do MMA. O Anderson Silva nunca vai entregar essa luta, assim como não entregou a outra, só que ele já sentiu o Sonnen e o Sonnen não sentiu um Anderson 100% fisicamente, devido a lesão em sua costela [na primeira luta]. Vamos esperar para ver e depois comentar. Nunca perdemos o respeito pelo o nosso adversário. Esse é o espírito da arte marcial”, concluiu.
Siga o blog Mano a Mano