Texto e foto: Artur Dantas
Considerado por muitos com um dia de azar, a sexta-feira (13) foi especial para Jussier “Formiga” da Silva. O lutador de 26 anos guardará a data como um dia especial, já que assinou contrato com o UFC, maior organização de MMA do mundo.
O potiguar fechou um contrato de cinco lutas e deve estrear entre setembro e outubro deste ano. Com exclusividade ao blog parceiro NocauteRN, o peso mosca falou sobre os planos no UFC, bem como da tão sonhada revanche contra Ian McCall, único atleta a derrotá-lo.
Confira a entrevista exclusiva com o lutador da equipe Kimura/Nova União e as declarações do técnico Jair Lourenço.
Há quanto tempo a negociação do Jussier vinha sendo realizada?
Jair Lourenço:  As conversas vinham acontecendo há muito tempo, mas amadurecemos mais há 15 dias. O contrato chegou na quinta-feira (12), mas só assinamos nesta sexta-feira (13).
Quantas lutas estão previstas no contrato de Jussier Formiga?
Jair Lourenço: São cinco lutas no contrato. Graças a Deus,  tudo o que nós planejamos para ele deu certo. A contratação veio em boa hora. Ele está muito bem treinando e agora é fazer o trabalho para estrear bem. Ele está ajudando o Renan Barão (que disputará o cinturão interino do UFC na categoria dos galos contra Urijah Faber, no próximo dia 21 de julho) aqui na Nova União. Barão está em boa forma, mais forte, e o trabalho de ganho de massa muscular deu certo. Estamos em uma boa fase.
Jussier, qual era a sua expectativa depois dessa longa negociação com o UFC?
Jussier Formiga: A expectativa era grande demais. Quando chegou o contrato pensei que era brincadeira. Essa é que é a verdade. Achei que os caras estavam me zoando porque aqui a galera é assim (risos). Mas o Dedé [Pederneiras] confirmou tudo e já tinha mostrado antes a foto do contrato no celular dele.
A negociação ficou mais próxima do fim após o resultado da sua última luta?
Jussier Formiga: Acho que depois da minha derrota para o Ian McCall, as vitórias ajudaram bastante. Acredito que o que mais influenciou a contratação foi as quatro vitórias por finalização que eu consegui depois da luta contra Mamoru Yamaguchi, no Tachi Palace Fight 10. Venci Michael Willian, na defesa do cinturão do Shooto Brasil, Rodrigo Índio, no Fort MMA, em Natal, o argentino Martin Coria, no Coliseu EF, em Maceió, e o Junior Abedi, em mais uma defesa do cinturão do Shooto.
Você foi contratado pelo UFC e agora terá uma chance real de enfrentar o Ian McCall, único luador a te derrotar. Espera enfrentá-lo logo na primeira luta?
Jussier Formiga: Queria muito ser contratado pelo UFC. O meu foco era o Ultimate, mas tudo tem a sua hora e vai se encaminhar. Para mim não importa se vai ser a primeira ou a última luta, mas a gente vai se encontrar lá, com certeza. Ainda não tem nada conversado com eles sobre a minha estreia, mas pode ser que role em setembro ou outubro e vou fazer o meu trabalho independente de enfrentar algum lutador do top 10, 20, 30. Vou sair na porrada do mesmo jeito. Vou enfrentar quem o UFC colocar na minha frente.
O que o pessoal pode esperar de Jussier Formiga no UFC?
Jussier Formiga: Cara, eles podem esperar um lutador mais maduro. Após a minha luta contra o McCall, muitos americanos me criticaram bastante dizendo que eu só tinha jiu-jitsu, que era um grappler, que jamais teria chances contra um americano. Mas eles esquecem que eu estreei na América, no Tachi Palace Fight, lutando contra um americano, o Danny Martinez. Lembro que me julgaram muito na única derrota que eu sofri e desde então evolui muito na minha parte técnica em pé. Tô bem mais maduro e sou totalmente diferente. Na minha cabeça estou bem mais preparado. Não preciso falar muito para quem me criticou. O que eu preciso é mostrar o meu serviço dentro do octógono. Tenho que fazer a minha parte.
E como você reagiu após a única derrota? Existem lutadores que falam que perder muda um pouco a visão de luta…
Jussier Formiga: Ah, com certeza. No começo eu realmente fiquei triste porque nenhum atleta gosta de perder, mas Deus sabe a hora certa de fazer tudo. Talvez se eu não tivesse perdido não tivesse evoluído tanto como evoluí. Não teria treinado tanto e me preparado mais. Tudo é aprendizagem na vida da gente. Nós perdermos para corrigir alguns erros.
Até que ponto você acha que os treinos com Renan Barão o ajudaram na evolução da parte em pé?
Jussier Formiga: Pô, treinar e ser sparring de um atleta do calibre do Barão só tem a ajudar, né? Melhorei muito e continuo melhorando, treinando com um cara já calejado na porrada como ele. Mas não só com ele, como com o Ronny Markes, Jorjão Rodrigues, ambos da Kimura/Nova União de Natal, e uma galera grande aqui da Nova União, que já vem na estrada há algum tempo. Os treinos na Nova União também são fundamentais. Aqui é o berço da tropa de elite do MMA. É muito importante treinar aqui e compartilhar os momentos com essa galera daqui. A evolução é inevitável.
Aqui no Brasil você praticamente varreu a categoria dos moscas e agora será testado em um nível mais alto na competição onde estão alguns dos melhores atletas da categoria em todo o mundo. O que você espera?
Jussier Formiga: Eu não quero desmerecer ninguém. Têm muitos cascas-grossas aqui no Brasil, muitos atletas duros mesmo, mas a divisão aqui não é tão grande em comparação à categoria nos Estados Unidos. Lá são muitos lutadores. Eles são mais fortes, têm mais suporte e é bem mais fácil para eles por causa da estrutura financeira. Os caras têm como se bancar lá com o esporte. Já no Brasil, o lutador não tem tanto investimento. Temos aquele sonho e a maior garra é ser brasileiro. Estamos sempre brigando, buscando o nosso objetivo para que a gente possa chegar a voos mais altos.
Agora, chegou o meu momento, a minha hora, e pode ter certeza que vou estar bastante focado para brigar pelo cinturão. Fiz uma carreira no Brasil, mas também lutei no Japão e Estados Unidos. Estou com a cabeça boa, pés no chão, e estou pronto para sair na porrada, sem nenhuma arrogância. Não quero menosprezar ninguém, mas todo mundo almeja o título. Porém, vamos fazer uma coisa de cada vez.
Mudando um pouco de assunto, como você avalia o seu parceiro de treinos e amigo Renan Barão e como está a preparação dele para a luta contra o Urijah Faber?
Jussier Formiga – O que eu tenho para falar é que ele está muito bem preparado. Ele está mais forte na parte física e na técnica, está mais aguerrido, com muito gás. A luta vai ser o maior show que o UFC não teve nesses últimos tempos. Com certeza,  o Barão vai levar essa parada e ele vai trazer o primeiro cinturão do UFC para Natal (RN).
E esse corte no seu nariz é fruto dessa vontade de vencer do Renan Barão? (Nota do blog: em um treino mais forte realizado nesta semana, Barão feriu o nariz de Jussier Formiga)
Jussier Formiga – (Risos) Isso foi mais um acidente de trabalho. A gente está sujeito a isso, mas foi uma coisa passageira, um corte só. Já estou fazendo sparring novamente e não foi nada demais. Eu já falei para ele que o que ele fez em mim vai ter que descontar no Urijah Faber. Se ele fizer isso, o corte no nariz vai ter valido a pena (risos).
Artur Dantas é o jornalista responsável pelo blog NocauteRN, referencia das artes marciais mistas no Nordeste