sexta-feira, 14 de maio de 2010

PERDA RÁPIDA DE PESO NÃO AFETA O DESEMPENHO NA LUTA

Em estudo recente, os pesquisadores verificaram se a perda rápida de "peso", seguida de um breve período para recuperação poderia afetar o rendimento de lutadores. Os atletas tinham 4 horas para se recuperar.
Quatorze atletas participaram do estudo. Dois grupos foram constituídos:
Grupo 1 - Sete atletas que reduziram 5% de seu "peso" (massa corporal);
Grupo 2 - Sete atletas que não reduziram o "peso" (grupo controle).
Foram avaliadas a composição corporal (percentual de gordura, massa muscular magra, etc.), desempenho, glicose e lactato, antes e após a redução de peso (5-7 dias de intervalo; o grupo controle manteve o peso estável).
Tiveram 4 horas para re-alimentar e hidratar após a pesagem. O consumo alimentar foi registrado durante o período de perda de peso e recuperação após a pesagem. O desempenho foi avaliado por intermédio de exercício específico de luta, além de um combate de 5 minutos e pelo teste de Wingate.
Verificou-se que em ambos os grupos o desempenho melhorou significativamente após o período de perda de peso. Não foram observados efeitos de interação. O consumo de energia e de macronutrientes do grupo de perda de peso (Grupo 1) foram significativamente inferiores aos do grupo controle (Grupo 2). O grupo 1 consumiu grandes quantidades de comida e de carboidratos durante o período de 4 horas de recuperação. Não foram observadas alterações na concentração de lactato, mas uma diminuição significativa da glicose durante o repouso foi observado no grupo 1.
Os autores concluíram que a rápida perda de peso não afetou o desempenho na luta quando os atletas tiveram 4 horas para se recuperar. No entanto, lembraram que os atletas eram experientes em meios e métodos de perda rápida de peso e que os resultados não devem ser extrapolados para atletas inexperientes nesses procedimentos.
Leandro Paiva
Referência:
Guilherme G. Artioli; Rodrigo T. Iglesias; Emerson Franchini; Bruno Gualano; Daniel B. Kashiwagura; Marina Y. Solis; Fabiana B. Benatti; Marina Fuchs; Antonio H. Lancha Junior. Rapid weight loss followed by recovery time does not affect judo-related performance. Journal of Sports Sciences, v.28, n.1, p.21-32, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...