sexta-feira, 7 de maio de 2010

ESPECIALISTAS COMENTAM SOBRE A LUTA DE LYOTO E SHOGUN

A revanche mais aguardada do ano, e a TATAME foi atrás da opinião dos especialistas para o duelo entre Lyoto Machida e Maurício Shogun, que acontece no próximo sábado (8) no UFC 113, no Canadá. Wanderlei Silva, Rogério Minotouro, Anderson Silva, Zé Mário Sperry, Ricardo Arona, Sérgio Cunha... O time de especialistas analisou o confronto, e o resultado foi muito parelho. Confira abaixo a opinião de quem entende do assunto e fique ligado para saber tudo sobre o UFC 113, que terá cobertura em tempo real na TATAME neste final de semana.
Rudimar Fedrigo: “A minha expectativa é que essa luta seja melhor do que a primeira, eu não apostaria em ninguém. Acredito que os atletas vão arriscar mais, vai ser uma luta mais aberta, mais decisiva. Acho que as estratégias não vão mudar muito, acho que o diferencial vai ser mais determinação de ambas as partes. O atleta que buscar mais o nocaute ou a finalização até o último instante da luta é que vai ser o vencedor”
Demian Maia: “Como eles já se conhecem, espero uma luta mais agressiva. Na outra o Shogun andou mais pra cima, o Lyoto andou mais pra trás, até pelo estilo de cada um, mas acho que o Lyoto vai arriscar mais agora. Por mais que o Shogun fosse agressivo na outra, ele tinha o respeito pelo inesperado, mas agora não tem mais isso. Eles ficaram lá em cima quase meia hora, agora eles se conhecem bem. Adoro o Lyoto, mas torço pelo Shogun. Treinamos um tempo quando ele ia lutar com o Chuck Liddell. Mas não sei quem vai ganhar”
Wanderlei Silva: “Eu acho que o Shogun viu que o Lyoto não conseguiu segurá-lo... O Shogun realmente é um cara muito talentoso, treinado é muito difícil de pegá-lo e se ele estiver na mesma forma do que da última vez, não vejo problemas. O Lyoto tem um estilo mais defensivo, se movimenta muito bem e os juízes têm que ver isso, mas acho que luta é um esporte de contato, se não daqui a pouco vai ganhar quem corre mais, isso não é bom para o esporte... A luta é um esporte de contato. Mas, acho que essa revanche vai ser muito interessante, se eu puder vou assistir ao vivo, a primeira luta já abriu um precedente para que a segunda seja espetacular. O Lyoto viu que vai ter que fazer mais do que fez na primeira para ganhar. Eu particularmente acho que o Shogun ganhou a primeira luta, eu e o mundo inteiro, só no Brasil que o pessoal achou que o Lyoto ganhou, não sei por quê. O Shogun estava chateado com o pessoal da TV... O pessoal da TV também tem que entender o seguinte: as pessoas tem que julgar a luta de maneira imparcial, o cara está ali para narrar, ele não pode ter partido ou se filiar a atleta A ou B, a mídia tem que ser imparcial ou abre-se um precedente muito grande que desvaloriza o show. O leigo que está assistindo é manipulado pelo que o comentarista fala e isso não pode acontecer, é uma coisa que deve ser revista, os comentaristas têm que ser selecionados e não podem tomar partido nenhum. Quem está ali comentando tem que encarar como um trabalho e agir de uma maneira profissional ou dar lugar para um profissional”
Jayme Sandall, treinador de Caratê: “Eu acho que vai dar Lyoto, ele está muito focado e vem fazendo um duro trabalho. Acredito que o Shogun vai usar a mesma estratégia das caneladas e tentar jogar no contragolpe, já o Lyoto acredito que vai vir um pouco diferente, vai dar mais ênfase na velocidade, pois ele é muito rápido e apesar de o Shogun também ser veloz, o Lyoto é mais rápido. Acredito que o Lyoto vai lutar mais de longe, apostar na longa distância, entrar e sair... O Shogun também é um fenômeno, e a luta para ele é melhor na curta distância, enquanto que para o Lyoto é ao contrário. Sinceramente não acredito em nocaute nessa luta, até porque os dois atletas nunca foram nocauteados, mas creio que o Lyoto vá vencer na decisão dos juízes”
Rogério Minotouro: “Vai ser um lutão. O Shogun está muito bem, voltando àquela grande fase do Pride, muito bem preparado fisicamente, e o Lyoto está na melhor fase da carreira dele, naquela confiança. Acho que dessa vez vai ter uma luta ainda melhor. Não tem como prever quem vai vencer, pois será uma luta muito parelha. Torço pelo Lyoto, mas a primeira luta foi muito parelha e acho que ele vai voltar melhor, deu uma estudada no jogo do Shogun e ele vai se aprimorar mais. Em contra partida, o Shogun está treinando, chegou muito perto e deixou escapar, mas agora ele vai tentar não desperdiçar. É uma luta que vai empolgar”
Bebeo Duarte: “Acho que a luta entre o Lyoto e o Shogun será muito disputada como foi a primeira, mas não acredito que se repetirá a mesma maneira de lutar. Acho que os dois modificarão o jeito de lutar e ambos vão estudar novas táticas de luta. Mas será um lutaço! Acredito que o Lyoto vença, ele não vai ser mais uma vez pego de surpresa, vai mostrar o porquê de ser o campeão do peso e vai colocar o seu jogo em prática”
Zé Mário Sperry: “A imprevisibilidade é a característica mais marcante do MMA. É o que o esporte tem de mais belo. Tudo pode acontecer. Entretanto, acredito que pela estatística dos resultados das lutas anteriores de ambos atletas, poderíamos presenciar uma algo muito parecido com o último confronto: uma luta vencida por pontos, bem disputada, com uma leve vantagem do Lyoto. De novo, isso pelo seu histórico, estatisticamente mais positivo”
Ricardo Arona: “Acredito que, se não houver agressividade, é o caso de o juiz mandar o atleta procurar a luta. No caso do Lyoto, embora a estratégia dele seja a defensiva, acho que ele precisa ser mais ousado e, se a luta for novamente como a última, ele andando para trás, acho que a luta deve ser interferida para que tenha mais combate. O round tem cinco minutos e não pode ficar só com dois ou três ataques. É impossível dar um palpite, porque os dois tem a estrela e coração de campeão, quem tiver melhor no momento e for mais ousado vai levar”
Anderson Silva: “Cada luta é uma luta, cada situação é uma situação. Nunca ninguém conhece ninguém bem o suficiente. Shogun é um grande lutador, casca-grossíssima, mas logicamente vamos estar torcendo para o Lyoto. É uma luta para os dois”
Chinzo Machiza: “A luta em si não tem como prever, mas o Lyoto está mais bem preparado que da outra vez, mais focado na luta, mais forte. Eu acredito num nocaute do Lyoto, a gente está de preparando para isso. Foi a primeira defesa de cinturão dele, isso tirou um pouco o foco da luta. Ele pode ter um desempenho melhor que aquele. Mudamos muita coisa. Ninguém vai querer deixar de novo na decisão. O Lyoto não ficou muito satisfeito com as críticas e o Shogun também não deve ter ficado satisfeito com o resultado. Isso pode colocar os dois para definir a luta, mas isso só vamos saber na hora”
Paulo Nikolai: “Eu estaria sendo ingrato em apontar um ou outro, mas para essa luta o meu preferido é o Shogun, e que seja nocaute. Que o Shogun vença mesmo para tirar todas as dúvidas, isso é o mundo todo que está falando. Eu sou do Muay Thai e o Shogun defende essa bandeira. Mas o Shogun não pode vacilar, senão vai tomar uma bomba. Ele bate para arrebentar, é muito inteligente na luta. Acho que ele vai dar um pouco mais de ênfase nas combinações, ele sabe fazer força na hora certa e amadureceu muito. Acho que ele vai usar estratégia superior a que ele usou”
Thiago Silva: “Vai ser outra batalha. Gosto do Shogun, torço por ele... Ele já ganhou uma vez e tem todo potencial para ganhar de novo. Eu já treinei com o Shogun e pelo que eu conheço dele, é um cara muito determinado. O Lyoto pode se preparar que o Shogun vai vir em dobro contra ele”
Sérgio Cunha: “Eu acho que a revanche vai ser sensacional, até porque o Lyoto vai voltar bem melhor e o Shogun também. Todo mundo dizia que o Shogun ia perder, que o Lyoto ia esculachar, mas o Shogun venceu a luta moralmente, então ele vai voltar mais confiante, e o Lyoto vai voltar mais agressivo. Vamos ter uma luta melhor que essa”
Glover Teixeira: “O Lyoto é muito inteligente e acho que ele vai ganhar novamente a luta contra o Shogun, talvez até com mais facilidade. Eu vejo o Shogun como o segundo da categoria, porque o Lyoto é muito estratégico, ele deixa os oponentes frustrados, acho que essa luta vai ser mais fácil para ele. Acredito que termine no quarto round, mas se for para a decisão, acho que vai ser bem favorável para o Lyoto... Mas acho que o Lyoto vai finalizar isso antes”
João Guilherme Bendley, sparring de Caratê de Shogun: “Acho que o Lyoto não vai mudar muito o estilo dele, porque foi o que deu certo até agora. Você não consegue mudar dez anos de treinamento em quatro meses, acho que ele vai continuar sendo defensivo porque ele faz isso muito bem, contragolpeando ou atacando de encontro. Acho que ele vai afiar mais o tempo dele, vai estar mais preparado assim como o Shogun, mas vai dar Shogun. Acho que vai ser parecido com a última luta, os chutes do Shogun não tem como não entrar, acho que essa luta vai ser agressiva, mais do que a anterior, pois os dois precisam mostrar serviço”
Glaube Feitosa: “Como o Lyoto deve contra golpear, o Shogun deve estar ciente disso e preparado para devolver. Ele tem que tomar o contragolpe sabendo que vai acontecer para não ser pego de surpresa, a idéia é o Shogun jogar os golpes em cima dos contra golpes do Lyoto. O Shogun tem que ser o último a bater, algo difícil em se tratando de Lyoto, mas o objetivo é esse”
Paulão Filho: “Nessa luta, algo diferente vai acontecer. Eu acho que um dos dois vai descer. A primeira luta já teve aquela cautela toda e o Shogun sabe que se isso se repetir ele vai perder de novo. Pro campeão perder por pontos, só se o dono do evento estiver muito puto com ele ou se a margem for muito grande, coisa que não aconteceu naquela luta. Eu acredito que o Shogun vai ter que ir mais para cima, o que pode favorecer o Lyoto, mas acredito que o Lyoto não esteja acostumado a atletas com tanto volume assim. É uma luta, rapaz, que quero ver de novo. É muito bom ver o grau técnico que dois atletas chegaram... Vai ser uma luta para bater recorde de pay-per-view”
Murilo Ninja: “O Shogun vai buscar a vitória o tempo todo. Tenho certeza que ele vai ganhar essa luta, ele é muito talentoso. O meu irmão bem treinado é o melhor do mundo nesse peso”
Daniel Woirin: “Achei essa luta muito equilibrada e as pessoas focaram muito no lado da mão, no soco, mas o Shogun chutou muito e anulou os socos do Lyoto. Eu daria empate. É muito difícil de definir essa luta, agora na segunda luta os dois vão chegar com tudo, vai ser muito interessante. Sempre existem brechas, assim como o Lyoto também pode achar brechas, mas acho que não é isso que vai definir a luta e sim o psicológico, pois vai ser uma pressão muito grande para os dois lutadores. Eu tenho uma tática para os dois, mas também não vou falar, é segredo (risos)”

Palpites dos especialistas:
Lyoto: 6
Shogun: 6
Em cima do muro: 6
Fonte tatame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Related Posts with Thumbnails