Como uma arte tradicional, o Kung Fu faz parte da grande herança
cultural do povo chinês.Sua origem pode ser encontrada na pré-história,
onde nossos ancestrais eram obrigados a lutar contra animais e outros
homens a fim de garantir sua sobrevivência (Ji,1986). Na luta entre
tribos, os guerreiros compreenderam que, para derrotar o inimigo, era
importante não só possuir boas armas, mas também melhorar a capacidade
física e as habilidades de combate através de treinamento intensivo nos
tempos de paz.
Este treinamento melhorou essas capacidades e
habilidades e propiciou o surgimento de várias artes marciais ao longo
dos séculos, dentre elas o Kung Fu. Alguns livros afirmam que
essa arte marcial é conhecida pela inspiração nos movimentos dos animais
e com preocupações de saúde e defesa pessoal há mais de 5000 anos
(Minick,1975).
A Federação Paulista de Kung Fu (em “A Origem da Expressão Kung Fu”, 2003) explica a utilização desta palavra e a equivocada utilização da mesma em associação à arte marcial. O Kung Fu é
uma expressão antiga que genericamente, no dialeto cantonês,
significava “tempo e esforço desprendido numa atividade” ou “grau de
perfeição alcançado em qualquer área de atuação”, ou ainda,
“conhecimento profundo de um assunto”.
Na década de 70 essa
expressão utilizada para denominar as artes marciais chinesas, ficou
mundialmente conhecida através dos filmes de artes marciais. Entretanto,
a expressão gramaticalmente correta para designar a arte marcial é Wushu (arte marcial), originária do mandarim.
Complementarmente,
Ortega (1997) observa que essa arte marcial deve ser vista como
atividade esportiva sistematizada e com regras próprias, medidas que
permitiram a organização de torneios e campeonatos. Pode-se caracterizar
as competições em três tipos, formas ou rotinas (Kati), Lutas combinadas (Toi Chat) e os Combates (Kuoshu e Sanshou).
A
primeira diz respeito às seqüência de movimentos inspirado nos
movimentos dos animais contra um ou mais adversários imaginários; a
segunda, confronto envolvendo dois ou mais atletas com movimentos de
ataque e defesa pré-determinados; e a terceira, que é o embate direto
entre dois adversários, no qual são avaliadas as qualidades técnicas,
táticas e físicas de cada um.
* Texto retirado de “Preparação física para lutadores de Sanshou: Proposta baseada no sistema de periodização de Tudo O. Bompa.”
** Por Daniel Shenji Hirata (Faculdade de Educação Física – UNICAMP) e Fabrício Boscolo Del Vecchio (Faculdade de Educação Física – UNICAMP; Faculdade de Educação Física – METROCAMP; E-mail: fabrício_boscolo@uol.com.br)
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