quarta-feira, 28 de abril de 2010

Feira de calçados no Jiu-Jitsu

Uma imagem no mínimo interessante vai se repetir neste domingo, por volta das 8h30min da manhã, durante solenidade de abertura da 1ª Etapa do Circuito Pantanal de Jiu-Jitsu 2010, no Ginásio da Mace, em Campo Grande/MS. Após o desfile das delegações e antes de se perfilarem para a cerimônia, todos os atletas deixam seus calçados (chinelos, tênis, sapatênis, sandálias e sapatos) ao fundo do tatame.
A imagem de centenas de pares parcialmente enfileirados chega a impressionar, mas dificilmente é vista por autoridades, organização e jornalistas se localizar do lado oposto à abertura oficial dos eventos da Federação Sul-Mato-Grossense de Jiu-Jitsu (FSMJJ). Quem consegue conferir remete a visão a uma verdadeira feira de calçados, mesmo que improvisada, tal a quantidade disposta.
Este hábito é histórico no jiu-jitsu, conforme explica o diretor técnico da FSMJJ, Claudionor Cardoso da Silva: “É uma questão de respeito ao lugar sagrado que é o tatame; este procedimento é adotado milenarmente, tanto que é uma das primeiras orientações que o atleta recebe ao se iniciar na modalidade”.
As raízes do jiu-jitsu surgiram há mais de 2.500 anos na Índia com monges budistas. Por preceitos religiosos eles não usavam armas para lutar e, por isso, desenvolveram uma sistemática de defesa pessoal que pressupõe o conhecimento profundo do corpo humano. Posteriormente a luta foi aperfeiçoada no Japão.
A abertura da temporada 2010 do Jiu-Jitsu estadual acontece a partir das 8 horas da manhã no Ginásio da Mace. A entrada para o público é gratuita. Cada agremiação poderá inscrever quatro atletas por peso e categoria de faixa. As inscrições individuais são no valor de R$ 30,00 com direito a uma camisa oficial do evento. As inscrições devem ser feitas junto à Federação Sul-Mato-Grossense de Jiu-Jitsu, na Rua 24 de Outubro, 898 Vila Glória, em Campo Grande – via paralela à Avenida Calógeras. Informações complementares podem ser solicitadas junto à Federação através do fone: (67) 3042-1221.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...