quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CRIOTERAPIA - COMO AS BAIXAS TEMPERATURAS AJUDAM NO DESEMPENHO DOS ATLETAS

A crioterapia, ou "terapia com frio" é  a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulte em remoção do calor corporal, diminuindo, assim a temperatura dos tecidos. Ela abrange uma grande quantidade de técnicas específicas que utiliza o frio na forma, liquida (água), sólida (gelo) e gasosa (gases) com o propósito terapêutico de retirar o calor do corpo.
   A mais conhecida popurlamente é o gelo. Mas também muito comum ver em programas esportivos, jogadores de futebol mergulhados em piscinas de baixa-temperatura.

   A pedido do Jiu-Jitsu Online, a fera em preparação física Edson Ramalho nos enviou uma matéria sobre o tema. Se você tinha curiosidade sobre o assunto, agora é a hora de tirar suas dúvidas.
   O texto está em uma linguagem bem técnica, porém de fácil compreensão. Caso haja alguma dúvida sobre algum termo utilizado, escreva nos comentários para podermos ajudar a esclarecer.
   Para os interessados, observem no fim do texto um link com o currículo de Edson Ramalho. Verão que é de impressionar! Por isso, que Edson já treinou feras como Michael Langhi, Fábio Gurgel, Cobrinha, Bernardo Faria..etc...
    
Crioterapia no Desempenho de Atletas

   A crioterapia se apresenta como um recurso terapêutico valioso para quem busca tratamento conservador, mas com pouco embasamento pelos estudiosos.
   O frio é um estado caracterizado pela diminuição do movimento molecular, que têm uma variação de temperatura entre 0ºc a 18,3ºc.
   Durante a crioterapia o calor é retirado do corpo e absorvido pelo frio, fazendo com que o corpo responda com uma série de respostas locais e sistêmicas. A magnitude desses efeitos está relacionada com a temperatura da modalidade, a duração do tratamento e a superfície exposta ao tratamento. Os efeitos locais da aplicação de frio incluem vasoconstricção, diminuição da taxa metabólica, diminuição da inflamação e queda da dor (GUIRRO, 1999).
   A terapia fria abrange diversas técnicas que utilizam o frio em suas várias formas físicas, ou seja, líquida, sólida e gasosa.
   Dentre elas: aplicação de gelo ou compressas geladas, massagem com gelo, água fria, criocinética, crioalongamento, banhos em água fria, criocirurgia, hipotermia corporal antes de cirurgias de grande porte e sprays refrigerantes.
  A crioterapia é utilizada para retirar o calor do corpo, induzindo os tecidos a um estado de hipotermia e uma redução da taxa metabólica local, promovendo desta forma, uma diminuição das necessidades de oxigênio pela célula, preservando-a e permitindo que ela possa se recuperar sem maiores danos. Portanto, os objetivos da crioterapia referem-se à condição de preservação da integridade da célula do tecido lesado, possibilitando assim uma reparação mais rápida e com menos danos estruturais.
   Os efeitos fisiológicos da aplicação do frio encontrados na literatura são: anestesia, redução do calor, redução do espasmo muscular, estimula o relaxamento, permite mobilização precoce, melhora a amplitude de movimento, redução do metabolismo, quebra do ciclo dor-espasmo-dor, diminuição da circulação e inflamação e estimulação do tecido.
   Ainda não existe entre os estudiosos um consenso formado em relação ao tempo ideal para duração de uma sessão com tratamento com gelo, o que se sabe é que o tempo mínimo para se obter algum beneficio estaria em torno de vinte minutos para lesões de pequeno porte, trinta minutos para lesões agudas para diminuição do edema de qualquer segmento corpóreo e por quarenta e cinco minutos em musculatura de grande seção transversal, no intervalo de uma a duas horas sobre a pele nas primeiras 12-24 horas após a lesão.
   Para que ocorra a redução do edema é necessário alternância entre os exercícios físicos e o gelo, isso devido à interferência significativa no sistema linfático, já que se necessita da retirada de proteínas livres de pequena densidade molecular do local lesado que só ocorre via sistema linfático, através da contração muscular (DOUGLAS, 1994; GUYTON, 1998; KNIGHT, 2000).


Prof. Edson Ramalho
CREF/4 - 053354 - G/SP
Mestrando em Ortopedia na Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP
Graduado em Educação Física - FESB
Preparador Físico da Equipe Alliance Jiu-Jitsu e Equipe Muay Thai e MMA Nikolai
  Site: Clique aqui
  Curriculo Completo: Clique aqui
  Canal no Youtube: Clique aqui

Academia Alliance Jiu-Jitsu
Rua Nova Cidade, n° 182
Vila Olimpia - São Paulo - SP
CEP: 04547-070

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...