sexta-feira, 15 de julho de 2011

A PRÁTICA DE CAPOEIRA FAVORECE O AUMENTODA FLEXIBILIDADE?

Segundo os autores de um artigo recém publicado, após estudar um grupo de capoeiristas, concluíram que a prática desta luta para o grupo analisado não favoreceu o aumento da flexibilidade. Em alguns casos, pasmem, até diminuiu.

Adiante, os leitores deste Blog podem visualizar o resumo do artigo.
Título: A prática de capoeira não favorece o aumento da flexibilidade

Autores: Aldicley Gradson Neves de Matos & Adilson Domingos dos Reis Filho

Fonte: efdeportes.com


Resumo
A prática da capoeira requer a utilização de inúmeras valências físicas, dentre elas a flexibilidade, que é indispensável à realização de vários dos movimentos utilizados na capoeira, sobretudo os acrobáticos.

Desta forma, o presente estudo objetivou analisar os níveis de flexibilidade após 12 semanas de treinamento de capoeira. O estudo contou com 20 sujeitos, sendo 10 do sexo masculino (Grupo Masculino) e 10 do sexo feminino (Grupo Feminino).

Utilizou-se para a mensuração da flexibilidade, os protocolos de sentar e alcançar (SeA) e afastamento lateral dos membros inferiores (AMI). Os treinos foram realizados nas segundas, quartas e sextas-feiras, com duração de 60 minutos cada, durante 12 semanas.

Os resultados iniciais do grupo GM foram: 13,8±1,8 cm para o teste (SeA) e 40,1±10,0 cm para o teste (AMI), ao término das 12 semanas foram encontrados os seguintes resultados: 15,2±2,0 cm para o teste (SeA) e 41,1±2,7 cm no teste de (AMI).

O grupo GF apresentou inicialmente 13,2±1,9 cm no teste (SeA) e 43,0±1,9 cm no teste (AMI). Após a intervenção, os dados obtidos foram: 15,0±2,3 cm para o teste (SeA) e 41,5±2,5 cm no teste (AMI).

Conclui-se para esta amostra, que o treinamento de capoeira não favoreceu o aumento significativo da flexibilidade, com isso, sugere-se que treinamentos específicos para a flexibilidade deveriam ser preconizados juntamente com as aulas de capoeira.

Um comentário:

  1. Realmente não aumenta a flexibilidade de forma significativa. Eu tinha um professor que mal alongava durante as aulas e eu verifiquei o péssimo alongamento que ele apresentava. Por outro lado, é certo que aumenta de forma significativa o alongamento do quadril, pois os golpes são realizados de forma "rodada", beneficiando a localidade.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...