segunda-feira, 19 de julho de 2010

MENTE ÁGIL, JIU-JITUS EFICIENTE - POR PROF. LUIZ VITOR

Numa luta é possível ver nitidamente que alguns lutadores chegam a determinadas posições e nada mais fazem. E se fazem, é porque foram retirados dessas posições ou obrigados a fazerem algum movimento de defesa. A mente do lutador na hora da luta não pode parar, tem que estar atenta aos movimentos do seu oponente, sempre um movimento a frente. E a medida que sua movimentação, aconteça de forma espontânea em resposta a movimentação de seu adversário, o lutador certamente irá vencer seu oponente, impondo seu ritmo de luta e finalizações.
Quando você entra num combate pensando apenas em “amarrar” a luta ou não tomar um determinado golpe, que você julga ser indefensável de seu adversário, muitas vezes escutamos avisos sobre determinadas finalizações ou raspadas executadas por aquele lutador especificamente, a sua mente certamente irá parar quando esse momento da luta chegar, e então você não consegue realizar mais nenhum movimento, certamente se tornando um alvo fácil. Essa imobilidade vem de não se ter uma mente ágil, que tenha movimentos já pré-determinados para dar uma fluidez a sua rotina de luta.
Quanto mais sua mente estiver focada na luta, pensando nas possibilidades de ataque e defesa naquele momento presente, maior fluidez terá o seu jiu-jitsu e mais calma você terá para desenvolver sua luta, essa calma na prática resulta em maior rendimento e acertos de seus movimentos, o ideal é que você traga seu oponente para as posições que você se sente seguro e com bom controle da situação e de qualquer variação que possa ocorrer dali.
A luta ocorre primeiramente no plano mental, estratégias bem definidas são os suportes de grandes vitórias, a avaliação exata de seu oponente, também é de grande valia principalmente para o lutador que corre campeonato. Mesmo em treinos entre amigos, certamente seu jogo deve variar para cada lutador, de acordo com o seu biótipo, nível técnico e até mesmo seu aeróbico naquele momento e esse exercício é importante, porque vai deixando sua mente versátil, ágil e pronta para montar uma estratégia mais adequada para cada lutador que se apresente para lutar com você.
O lutador que pensa em apenas “parar” um movimento, ou só consegue imaginar a luta até aquele momento, para ele a luta acabou ali. Sua mente não consegue mais delinear um caminho ofensivo ou defensivo e certamente ele perderá, mantendo a mente ágil seu jiu-jitsu será cada vez mais fluido e eficiente.

*Luiz Vitor é faixa-preta de Jiu-Jitsu e líder da equipe Geração Arte Suave (GAS JJ)
site: www.geracaoartesuave.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...