quarta-feira, 21 de julho de 2010

FADIGA MUSCULAR DOS ATLETAS


Estudos recentes aumentaram a falta de informação (ou de esclarecimento) sobre os mecanismos causadores de fadiga muscular nos atletas. Mesmo o aumento nas concentrações de lactato sanguíneo associado à fadiga muscular (por favor, esqueça a famigerada - e errada - nomenclatura de "ácido lático", que já foi mais do que explicado que não tem nada a ver diretamente com o fenômeno de fadiga muscular) pode ser casual, não sendo, possivelmente, a principal causa da fadiga muscular com posterior interrupção do exercício. Entretanto, prevalece uma informação com diversas teorias na fisiologia do exercício, mas ainda não bem esclarecida a causa: se a intensidade do exercício aumenta, o lactato sanguíneo também aumenta.
Notavelmente, a imprensa continua utilizando o termo ácido lático ou acidose lática para descrever o fenômeno de fadiga muscular associado a lutadores. Recentemente, após a luta de Lesnar vs Carwin, com a derrota do segundo em razão declarada (e observada por todos) de sua fadiga durante o combate, foi publicado:
"Shane culpa acidose lática"
De Shane Carwin a propósito da derrota para Brock Lesnar:
- Brock venceu. Ele sobreviveu a um primeiro round que não creio muitas pessoas conseguiriam, e se eu quiser culpar alguém naquela luta, o culpado sou eu.
- Todo o negócio da acidose lática não é uma desculpa, também. Foi o que aconteceu, não tive sorte. Brock foi capaz de voltar para o segundo round e me finalizar.
- A parte difícil na verdade foi a caminhada até o vestiário. Senti que iria entrar em colapso. Na hora em que cheguei lá, colocaram-me deitado de barriga para cima. Minha pressão sanguínea estava descontrolada, assim como meus batimentos cardíacos, e nunca voltavam ao normal. Quase tive uma hiperventilação.
- Ainda acredito 100% que posso vencê-lo. As coisas poderiam ter sido diferentes? Não sei. Existem algumas lutas empolgantes, alguns enfrentamentos empolgantes no peso-pesado, estamos apenas começando a chegar neles, finalmente.
De fato, a fadiga muscular é algo limitante para o desempenho no alto rendimento de lutadores de qualquer modalidade. Sugestões para aumentar o desempenho e superar a fadiga? Fácil. Leia os artigos já publicados anteriormente neste Blog relacionados ao Jiu-Jítsu e adapte para sua Luta, Arte Marcial ou Modalidade de Combate. Eles não encerram o assunto por completo, mas podem jogar muita luz ao problema, pois são abordados enfatizando exercícios específicos. Por último, acrescento um artigo no qual relaciono fadiga e fatores nutricionais. Seguem:

Leandro Paiva
Referência
Paiva, L. Pronto Pra Guerra: Preparação Física Específica para Luta e Superação. Amazonas: OMP Editora, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...