segunda-feira, 27 de setembro de 2010

”AQUELE QUE VENCE A SI MESMO É INVENCIÍVEL

                  "Aquele que vence a si mesmo é invencível"

Aquele que vence a si mesmo é invencível”, essa frase de um trecho do livro a Arte da guerra de Sun Tzu, pode ter uma grande aplicação prática no nosso Jiu-Jitsu . Nos treinos você vence a si mesmo se tornando invencível, quando você vence o seu medo de perder, de evitar lutas realmente difíceis, onde você treina isso pode e deve acontecer, e se ao invés de você evitar esses confrontos você for buscar essas lutas como “incentivo” ou “objetivo a ser alcançado” será o melhor caminho para o seu Jiu-Jitsu evoluir. É claro que ganhar é melhor do que perder, isso é inqüestionável, mas quantas vezes evitamos lutar com certos lutadores por não querer perder, ou por acreditar que a derrota será o mais provável? Essa atitude representa evitar uma provável constatação de nossas falhas ou a certeza que ainda não estamos em certo nível, técnico, físico ou ambos. Então quase inconscientemente procuramos certos colegas de treino e evitamos outros.
Quando tomamos consciência desse sentimento e o usamos como referência, ele poderá ser útil em nosso desenvolvimento técnico, físico e mental. Porque começamos a usar nossa mente com sabedoria, o primeiro passo é procurar determinado treino que você considere como um lutador a ser “batido”, que você julgue ser melhor do que você. No seu íntimo você pode achar que ele tem tudo para te finalizar, mas você também tem um percentual de chance de vitória, isso é importante acreditar, e caso não ganhe, pense na luta, na dinâmica dela, para tirar observações e conclusões. Porque a derrota pode mostrar onde estão seus pontos fracos e onde deve trabalhar para corrigir os defeitos. Estudar novas posições ou estratégias, melhorar condicionamento físico, buscar um equilíbrio mental para não “fechar a mente” na hora da luta, todos esses fatores são importantes para um lutador, independente se é competidor ou não.
Então ao você se lançar nesse “auto-desafio”, você provocará uma puxada no seu rendimento em todos os aspectos, e aos poucos seu Jiu-Jitsu estará sendo refinado e seu nível subindo, em todos os aspectos. Existem lutadores que têm como meta principal “não perder”, acho que o ponto principal, é buscar sempre a vitória. Vencer em todos os níveis, sentir que você está se superando, aquele cara que te esmagava, num treino de academia, te finalizava duas ou três vezes, agora te finaliza uma quando consegue! Daqui a pouco você sente que quase o finalizou, e em breve a vitória irá chegar fruto do seu esforço. Nos treinos na sua academia, treine com a mente aberta, arrisque, busque novas posições e vá melhorando sua rotina de luta. Mesmo que na hora, você não tenha certeza do sucesso do seu movimento, faça, arrisque, assim que é o caminho da evolução. É só fazendo, experimentando posições na hora dos treinos na sua academia que você vai desenvolver o seu Jiu-Jitsu.
Luiz Vitor, GAS JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...