sexta-feira, 19 de março de 2010

O destaque do MMA no Brasil

O mixed martial arts (mistura de artes marciais), mais conhecido como valetudo no Brasil, é o esporte que mais cresce no mundo. Milhões de dólares são arrecadados com a venda de pacotes televisivos além da arrecadação de bilheteria e parceria com grandes empresas de material esportivo.
Em nosso país, o MMA ainda está em evolução mas já existem organizações conceituadas como Jungle Fight e Bitetti Combat, que servem de trampolim para os atletas nacionais fazerem carreira no exterior. Ao contrário do que ocorre em outros países, o empresariado não investe em esportes de combate, o que dificulta o crescimento desse seguimento esportivo e prejudica aqueles que aspiram se profissionalizar.
O MMA rompeu com o paradigma de esporte violento e criou regras que preservam a integridade física de seus praticantes. Hoje em dia existem categorias de peso, comissões reguladoras, juízes capacitados para intervir a qualquer momento durante os combates, estrutura de ponta e bolsas com pagamentos atraentes. A competição em alto nível tornou-se destaque.
Dois lutadores não entram no ringue ou no octógono para matar ou morrer. Estão ali para comprovar a eficácia de sua técnica e, se possível, ganhar os bônus de melhores apresentações da noite. Do conceito de briga o cenário evoluiu para profissão e oportunidade de mudança de vida dos lutadores em todos os sentidos.
Mesmo sem apoio, os brasileiros despontam em todo o mundo. Atualmente, temos dois campeões no maior evento, o Ultimate Fighting Championship. Anderson Silva, especialista em Muay Thai, domina a categoria até 84Kg (peso médio) e o carateca Lyoto Machida detém o cinturão até 93Kg (categoria meio-pesado).
Seja trocando chutes e socos ou com imobilizações em que o oponente é obrigado a render-se à técnica, os atletas brasileiros são disputados pelas organizações e idolatrados por uma legião incontável de fãs que acompanham suas carreiras e discutem sobre resultados controversos, estratégia possíveis combates como se fossem verdadeiros especialistas no assunto.
A partir de hoje o Jornal Alô Brasília disponibilizará entrevistas exclusivas, matérias especiais e a cobertura completa dos maiores eventos do planeta, às segundas-feiras em nossa edição impressa e diariamente no site www.jornalalobrasilia.com.br.

Por Eduardo Cruz e Wesley Moura, redatores do Portal Brasil Combate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...