sexta-feira, 27 de agosto de 2010

OBJETIVOS DE UM TREINO DE JIU-JITSU

Sempre buscando o aprimoramento de cada um de seus alunos, desde o iniciante até o profissional, o Professor Luiz Vitor Dias, responsável pela Geração Arte Suave, procura fazer com que cada um de seus treinos traga um novo ensinamento para todos os presentes. Em entrevista exclusiva à TATAME, via e-mail, o Professor abriu o jogo e falou de sua vida, dos ensinamentos que tenta passar aos seus alunos e mencionou um artigo, escrito por ele próprio, que explicita os principais objetivos que o treinador deve seguir durante os treinos e aulas de Jiu-Jitsu. Confira abaixo o artigo escrito pelo Professor e fique ligado na TATAME para ter sempre uma nova dica para sua academia.
“Cada treino possui e deve ter um objetivo a ser trabalhado, que sempre terá um ótimo resultado de aprimoramento para os atletas. É muito comum na hora dos treinos livres alguns atletas serem mais solicitados para treinar, outros esquecidos e o pior: alguns até mesmo evitados.
Todo lutador apresenta seus pontos fortes e fracos, golpes que executa naturalmente e golpes que nem pensa em utilizar ou nem mesmo experimenta, já que tem confiança em outros, mas deixa assim de “aumentar” seu arsenal de posições para futuros combates. Então, sempre proponho aos meus alunos que em sua avaliação pessoal, eles ajustem o “foco” da luta: um bom treino não é buscar apenas a finalização. Muitas vezes é o “ajuste” de uma nova posição de raspagem ou finalização.
Caso você ache que, naquele treino, o seu oponente é mais fraco tecnicamente ou na questão de força ou em ambos os casos, trabalhe nele os golpes que você normalmente nem pensa em executar, ou permita ele pegar suas costas e treine sua saída. Pense na posição que mais lhe dá trabalho para sair e deixe-o chegar até ela, sendo então o ponto inicial do seu treino, ou seja, melhore sua rotina e diminua seus pontos vulneráveis. Rapidamente o atleta percebe que ajustando o foco de acordo com o seu oponente, todo treino se torna proveitoso. Ninguém em uma luta dura, onde as pegadas são disputadas, irá arriscar um golpe que não sente confiança.
E como adquirir confiança em um golpe se esse golpe não é treinado em momento nenhum? Entra aí o exercício de ajustar cada treino, para um determinado objetivo. Para o atleta menos técnico ou mais fraco também terem o retorno, de ser exigido cada vez mais e tendo assim uma melhora em seu desempenho.
Se todos os atletas, sendo competidores ou não, pensarem dessa forma, em pouco tempo todos os treinos serão perfeitos para treinar determinadas situações, aprimoramento de golpes, raspagens ou arriscar movimentos que você imagina que pode dar certo, mais jamais experimentaria numa luta, que para você finalizar seja o objetivo principal.”
Luiz Vitor Dias
Líder da GAS JJ
Professor faixa-preta 2º grau de Jiu-Jitsu e Beach Wrestling

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Related Posts with Thumbnails