terça-feira, 24 de agosto de 2010

DEMIAN MAIA RENOVADO

Lembrado frequentemente como uma das principais referências do jiu-jitsu no mundo do MMA moderno, o nome de Demian Maia também ganhou projeção mundial após a luta conturbada com Anderson Silva no UFC 112, em abril (nos Emirados Árabes). Na ocasião, além de perder a disputa do cinturão dos médios, precisou de nervos de aço para suportar as inúmeras micagens e provocações do campeão durante os 25 minutos dos cinco rounds regulamentares.
Sem nunca incorporar o papel de principal prejudicado, o atleta prefere avaliar que tirou como lição da confusão apenas a necessidade de repaginar aspectos técnicos. Não posso mais deixar o estilo agressivo natural de lado. Esperei muito para tomar iniciativa, e aquilo desmontou meu instinto de luta. Da próxima vez, farei tudo diferente. A renovação sempre leva ao topo, afirmou Demian, nesta entrevista exclusiva para o Yahoo! Esportes.
Passado o turbilhão da polêmica, o lutador paulista voltar a percorrer a difícil trilha ao título. Ele sobe ao octógono na edição 118 deste sábado e enfrenta outro compatriota, Mário Miranda. Pela segunda vez em duas lutas, Demian teve de lidar com oscilações de cronograma na temporada. Na primeira, justamente contra Anderson, foi chamado para substituir o então desafiante oficial Vitor Belfort (que precisou operar o ombro), dois meses antes do combate. Agora, estava escalado para o UFC Fight Night 22, contra o norte-americano Alan Belcher, em 22 de setembro. Mas o adversário descolou a retina em treinamento e também teve de se afastar. O fato adiantou o compromisso de Maia para o UFC 118 de sábado, contra o também brasileiro Mário Miranda, 20 dias antes do previsto.
O cronograma teve de ser acelerado, e foi dividido entre a capital paulista (treinou mais o jiu-jitsu), e Salvador, onde apurou o boxe com Luís Dórea, ex-treinador de Acelino Popó Freitas e atual de Júnior Cigano dos Santos. Modalidades de alto nível estão sempre sujeitas a mudanças, ainda mais em esporte de combate. Foi questão de reorganizar as coisas. Adiantamos em 20 dias o processo, e o resultado tem sido bastante satisfatório. Até o dia da luta estarei 100%, comentou.
Atleta carioca praticante de wrestling (luta olímpica) Mario Miranda está radicado em Washington (Estdos Unidos) há mais de dez anos. Sua base de luta reside na fórmula dos demais atletas da modalidade: quedas e ground and pound (bater com o adversário no chão). Demian avalia o estilo do oponente da vez como positivo para sua estratégia. Ele gosta bastante do corpo-a-corpo e de cair por cima. Isso casa bem com o estilo de jiu-jitsu que me sinto mais confortável. Em pé, tenho treinado bastante os golpes focados na curta distância, e isso pode ser bom diferencial para abrir caminhos de finalização, avaliou.
Maia deve fazer mais um combate na temporada deste ano. No desenho atual da categoria, o campeão Anderson Silva estará fora de combate até o começo ano que vem, para se recuperar da lesão na costela revelada após a luta eletrizante contra Chael Sonnen (UFC 117). Ainda sem pretensões de pedir nova disputa pelo título em breve, o paulista foi comedido ao analisar as possíveis opções de futuros adversários. E sobre o fato de possivelmente ser um dos pretendidos para encarar Vitor Belfort (luta prevista para novembro e que marcará o retorno do atleta ao evento após cirurgia no ombro), foi sucinto. Não, não. Chega de enfrentar brasileiros este ano.
No Yahoo! O UFC 118 será o primeiro evento da maior franquia do mundo de MMA realizado na cidade de Boston (EUA). A cobertura completa você acompanha aqui.
O Canal Combate transmite o UFC 118 ao vivo, sábado (28/8), a partir das 23h.

Card principal
Frankie Edgar vs BJ Penn (disputa do cinturão dos leves)
Randy Couture vs James Toney
Demian Maia vs Mário Miranda
Kenny Florian vs Gray Maynard
Marcus Davis vs Nate Diaz

Card preliminar
Joe Lauzon vs Gabe Ruediger
Nik Lentz vs Andre Winner
Dan Miller vs John Salter
Nick Osipczak vs Greg Soto
Amilcar Alves vs Mike Pierce

FONTE: Yahoo Esportes Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...