sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Fim da orelha Couve -Flor?

Randy Couture com sua deformidade auricular permanente (orelha de couve-flor)

Lesão que costuma tornar-se rótulo para identificar lutadores e gera deformidade permanente no pavilhão auricular (orelha) é o hematoma auricular, conhecido popularmente como orelha de couve-flor.
Atletas de Jiu-Jítsu, Judô, Boxe, Luta Olímpica, MMA, dentre outras modalidades, tinham de lidar para sempre com o problema e, geralmente, mesmo os que realizavam cirurgia plástica, reclamavam que a orelha não voltava ao normal como era antes da lesão.
Tivemos em primeira mão acesso a um estudo promissor aceito este ano, que será publicado ano que vem por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Miami (Flórida - EUA). Nele, os autores descreveram uma técnica para ser utilizada em situação emergencial, evitando que os atletas fiquem com deformidade permanente.
Foram drenados 8 hematomas auriculares de atletas profissionais de MMA. Todas as 8 orelhas retornaram ao seu estado inicial pré-lesão. Os lutadores foram liberados para retornar aos treinos em apenas uma semana. Nenhuma infecção ou qualquer complicação pós-operatória foram observadas.
Resumo da técnica:
Após a evacuação do hematoma, a pele foi substituída e foram acomodadas as partes resultantes de acordo com a posição anatômica da orelha, por meio de suturas absorvíveis para garantir a estabilidade no local. As incisões foram preenchidas com pomada antimicrobiana. Além disso, os lutadores foram tratados por 1 semana com antibioticoterapia oral.
Os pesquisadores concluíram o estudo afirmando que a nova técnica foi bem-sucedida não só pela excelente recuperação, evitando a deformidade permanente nos atletas profissionais de MMA, como também pelo fato de interromper por pequeno período a rotina de treinamento desse grupo de atletas.

Leandro Paiva é professor de educação física e autor do livro Pronto Pra Guerra. Já auxiliou na preparação de atletas de ponta como Ricardo Arona e Bibiano Fernandes. Ele colabora com artigos para este blog semanalmente . Para saber mais sobre ele entre em http://www.prontopraguerra.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...