quarta-feira, 12 de setembro de 2012

LUTA CANCELADA: EDGAR SERIA A ALVO FACIL PARA JOSÉ ALDO SE NÃO SOUBESSE CORTAR PESO

O excepcional boxe de Frankie Edgar é o responsável por suas principais vitórias no MMA. Aliado a isso, um condicionamento físico do mais alto nível proporciona uma intensidade vista em uma pequena fração de atletas na atualidade. A questão mais discutida diante do confronto entre José Aldo contra Edgar, é saber de que maneira o americano conseguirá se adaptar ao novo peso e se conseguirá conservar suas características de luta.
Andrei Benkei, preparador físico especializado em MMA, tendo inclusive trabalho na American Top Team, é reconhecido pela habilidade de cortar o peso dos atletas sem comprometer suas performances. Através de seus métodos, conseguiu cortar 13 quilos de Gleison Tibau apenas 24 horas antes do confronto contra Terry Etim, onde o brasileiro saiu vencedor. Benkei analisa as possíveis reações físicas de Edgar ao entrar na nova categoria.
 “Tudo pode acontecer. Edgar nunca teve de alcançar esse peso no MMA. Naturalmente ele pesa 70 quilos o que não apresenta muita dificuldade para baixar aos 66. Outro fator é que ele vem do wrestling onde essa prática de baixar o peso é comum.”
O preparador físico acredita que diante das diferentes características encontradas nos lutadores do peso pena, em relação ao leves, um plano de luta diferente deve ser adotado pelo americano.
 “Ele pode ter a vantagem no quesito força, mas quanto à velocidade ele vai ter que trabalhar muito duro para manter o mesmo nível. A questão da vantagem na velocidade que ele possuía no leves não vai mais existir, então ele deveria fazer um ajuste no seu planejamento de lutas. Se ele conseguir manter a velocidade, o fôlego e aproveitar a vantagem na força, então ele será o adversário mais difícil já enfrentado por Aldo.”
Por outro lado, uma preparação deficiente pode resultar em dificuldades praticamente irreversíveis contra um lutador do nível de José Aldo.
 “Se ele não conseguir fazer a preparação para o corte de peso da maneira certa ele será um alvo fácil, pois a recuperação do peso será prejudicada, e se ele confiar num jogo baseado na velocidade, então estará exposto ao nocaute. Eu elogio a coragem de Edgar ao encarar um campeão do nível de Aldo com tão pouco tempo de preparação.”
por Rodrigo Peixoto em colaboração ao MMA Space
Fonte: Fighters Only Mag

Foto: Divulgação/UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...