domingo, 2 de dezembro de 2012

MACONHA E MMA COMBINAM?


A discussão volta a tona toda a vez que um atleta é barrado pela Comissão Atlética de Nevada e suspenso pelo UFC. E vamos abrir um espaço aqui para debater e refletir sobre esse assunto. Você pode usar os comentários no fim da página para se expressar, mas leia o artigo antes.
Os testes antidopping realizados, são feitos visando manter a justiça de uma luta, e não transformá-la em violência, pois assim se caracteriza quando um atleta usa de artificios para ter maior vantagem sobre outro, e deixar a luta desigual, equiparando-se da mesma maneira em qualquer esporte de contato.
Falando de justiça, você pode se perguntar o motivo de que mesmo em estados americanos em que seu uso é liberado, existam as possibilidades da maconha favorecer um lutador.
A maconha causa diversos efeitos à saúde de uma pessoa, como a queda dos índices de testosterona no organismo, impotência, ejaculaçãoprecoce, entre diversos outros já atestados pela ciência. Mas não existem somente os contras, nesse sentido.
Tem efeitos que podem sim beneficiar e injustiçar um atleta sobre outro. A substância pode desigualar a luta no aspecto psicológico, e isso pode influenciar o seu resultado.
Por exemplo, um lutador tem problemas em lidar com a torcida, ou com as provocações do oponente ou a ansiedade sobre o próprio trabalho, teria um nível de adrenalina menor usando um artifício não natural para tomar uma vantagem em uma suposta luta de MMA, tornando-o assim desigual sobre seu oponente, devido ao aspecto tranquilizante da droga.
E a maconha pra fins medicinais como diminuição de pressão ocular entre outras circunstâncias? Então, a substância acredito que possa sim ser usada por recomendação médica e um pedido à comissão atlética que faria seus exames e consultaria a possibilidade e uma quantidade máxima dentro de uma periodicidade pré-estipulada dentro de exames regulares, junto a avaliação médica.
O certo mesmo, é que MMA é um esporte, com regras, com fãs, com praticantes a mais em cada dia. Assim, devemos sempre lembrar que as atitudes dos envolvidos no esporte que mais cresce no mundo, reflete na sua imagem perante a mídia e no seu aspecto influenciador sobre crianças e terceiros.
Por isso, volto a frizar: Drogas não combinam com o esporte e concordo com as suspensões de atletas que usufruem da droga ilícita e a política na implantação do já feito programa de reabilitação de drogas, já imposto pelo UFC aos atletas que após o mesmo fazem testes de drogas antes de seus combates.
Qual sua opinião sobre isso? Comente.
por Redação MMA Space

Foto: Reprodução da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...