domingo, 16 de dezembro de 2012

APÓS UM TEMPO PARADO COMO RETORNAR AOS TREINOS?


Depois de um tempo parado, por qualquer que seja o motivo, retornar aos treinos não é fácil. Você sabe como treinava e sabe como os outros estão treinando. Alguns se preparando para campeonatos outros simplesmente treinando por prazer de estar nos tatames. Mas todos com um ritmo que você, por conta da sua parada, não está. Creio que aqui temos os dois lados desta situação. No primeiro é você de volta aos treinos, o que é muito bom, mas seu condicionamento físico não está no ritmo normal.

A pegada ainda não está como antes? E o aeróbico? Então tenha a perfeita noção do seu estado, recomece seus treinos com um ritmo mais lento, treine devagar, sinta seu corpo, sua respiração, respeite os limites nessa volta para não ganhar outro tempo de fora dos tatames por conta de outra lesão. Respeite os prazos dos médicos e ortopedistas. Eles estudaram para isso, às vezes o você acha que está já completamente curado, mas pode não ser a realidade do seu corpo. Fortaleça sua musculatura antes de treinar como você sabe que pode e quer.

Treine para pegar ritmo de novo, o mais importante já é estar de volta ao dojô. Ganhar ritmo e força é só com o passar do tempo. Fica complicado depois de uns meses parado, logo no primeiro dia, querer impor um ritmo que você tinha. Planeje mesmo que mentalmente sua evolução, mas sempre escutando seu corpo. Crie seus parâmetros e metas. Respeite os intervalos para descanso, pois faz parte da vida do atleta também. Treinando, a sua evolução acontecerá naturalmente.

Por outro lado, imagine agora você treinando direto, malhando, correndo campeonatos, treinando até nos sábados. Enfim, um lutador sempre presente no dojô. E então reaparece aquele seu amigo que está parado há um tempão. Qual o mérito de pegar esse seu amigo e passar o carro? Mérito seria finalizar aquele seu parceiro de treino quando você sabe que ele está no auge de sua capacidade física e aeróbica. Pegá-lo voltando depois de um longo período parado e dar um treino duro, não é uma atitude esportiva. Prefira “rolar” na velocidade que ele pode levar, espere ele voltar a forma e ai sim, treino duro!

Tenho um amigo, excelente faixa-preta, que por motivo de lesão ficou parado bastante tempo. Quando ele voltou fizemos o primeiro treino e no final ele me perguntou: “por que você treinou mais devagar?”. Treinei mais leve pelo fato de estar naquele momento ajudando um amigo a voltar a sua forma. Não via nenhum mérito em treinar duro com um amigo vindo de uma lesão. Eu quero finalizá-lo sim, mas sabendo que ele está em seu ritmo normal e não vindo de um período inativo, fora de ritmo.

A conduta dentro do dojô tem que passar por esses aspectos também. Ajudar seus parceiros de academia é importante. Hoje, quem está retornando é o seu amigo, amanhã pode ser você. O que é diferente de uma luta de campeonato. Se você está lesionado e vai competir, seu oponente está ali para buscar a finalização e continuar no campeonato como você. Mas em treinos internos, acho que o companheirismo deve falar mais alto, e os “rolas” mais duros podem esperar um pouco até os dois estarem em suas plenas condições físicas. Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...