terça-feira, 17 de setembro de 2013

RODOLFO, GORDO E CICERO COSTHA DÃO DICAS A INICIANTES DO JIU JITSU.



Por Marcelo Barone e Gustavo Pereira
Redação, Rio de Janeiro

O Jiu-Jitsu é uma arte na qual os ensinamentos são passados de uma geração para a outra. O começo, assim como em qualquer esporte, requer atenção, determinação e força de vontade dos alunos, que aprendem com os representantes mais experientes.

A TATAME colheu dicas de Rodolfo Vieira, Cícero Costha e Roberto Gordo,  três faixa-pretas da modalidade, que deram seus conselhos aos que estão começando a entrar nos tatames.
Confira abaixo:

Rodolfo Vieira, faixa-preta da GFTeam e multicampeão da arte suave

Em qualquer carreira,você precisa de muita dedicação e pés no chão para brilhar no futuro. Tem que focar no básico. Há muito faixa-branca que a gente mostra uma passagem simples, um arm-lock, mas os caras querem aprender De La Riva pegando as costas, arm-lock voador… Aconselho os iniciantes a ter uma base sólida para depois procurar fazer posições mirabolantes. É o que faço: o feijão com arroz. Arrisco coisas diferentes, mas meu Jiu-Jitsu é básico e bem feito.

Cicero Costha, lutador de Jiu-Jitsu e líder da Academia Cícero Costha

O aluno deve, em primeiro lugar, procurar uma boa academia, com um professor responsável. Procurar um certificado de alguma confederação para poder entrar no caminho certo, porque tem muito professor por aí que não faz o negócio direito. Com um bom mestre e uma boa academia, creio que os resultados irão aparecer. Isso vale não só para o Jiu-Jitsu, mas também para modalidades como Caratê, Boxe,Capoeira…

Roberto Gordo, líder da Gordo Jiu-Jitsu

O meu conselho é não ter pressa em aprender e entender muito bem os fundamentos do Jiu-Jitsu. Não adianta querer ser campeão em seis meses. Se tiver uma base boa, você aprende o resto rapidamente. Entender a história do Jiu-Jitsu, que se mistura com a trajetória da família Gracie, também é importante, assim como absorver a filosofia da luta. A parte de competição é no fim, quando o cara está apto. Primeiro tem que aprender o esporte para ficar bom – e, quem sabe um dia, competir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...