terça-feira, 10 de setembro de 2013

JIU JITSU DE LUTO, MORRE MESTRE SÁ

Texto e Foto - Junior Samurai

Nessa madrugada, precisamente ás 3 horas, a arte suave cearense perdeu o seu percursor no estado do Ceará, Mestre Sá. O faixa-vermelha 9º dan vinha lutando há um mês contra um melanona e nessa terça-feira, seu coração parou de bater.
O Jiu-Jitsu está triste. Faleceu o Mestre Sá aos 77 anos

Nascido na cidade de Senador Pompeu, a 200 km da cidade de Fortaleza, em 17 de Dezembro de 1935, Mestre Sá teve seu primeiro contato com o Jiu-Jitsu quando os Gracie se mudaram para o estado do Ceará na década de 1940. Passou também algum tempo treinando com um dos alunos de George Gracie, de seu nome Nilo Veloso.

No final da sua adolescência, o grande mestre decidiu se mudar para Recife, no Estado do Pernambuco para seguir uma carreira na Força Aérea. Quando chegou no Recife, Francisco Sá descobriu um mestre de Jiu-Jitsu chamado Takeo Iano, que estava dando aulas na região. Imediatamente procurou o japonês e começou a aprender com o excelente aluno da academia Japonesa Kodokan. Francisco Sá dedicou todo o seu tempo livre e esforço ao Jiu-Jitsu e em seis anos foi da faixa branca até à graduação de instrutor sob a orientação de Takeo Iano.


Depois de anos treinando no Recife, o Mestre Sá decidiu regressar ao seu estado natal para estar mais perto de sua família. Lá abriu a sua primeira academia, chamada “Central Ringue Clube”, mais tarde renomeada de “Academia Professor Sá”. A partir dessa academia ele formou vários lutadores de renome, inclusive seu próprio filho “Sazinho”, que se tornou um dos professores mais populares da região. A família de lutadores continua a produzir atletas de elevado nível como Gybson Sá e Robson Sá, também seus filhos e ainda Daniel Beleza.

A “Academia Professor Sá” foi afiliada de outro time grande do Jiu-Jitsu, a bicampeã mundial Nova União por muitos anos. Em 2009 a academia quebrou a ligação com o time do Rio de Janeiro, formando a nova “Equipe SAS”.

A EQUIPE WGT/HIKARI SE SOLIDARIZA COM TODA FAMÍLIA E EQUIPE DO RENOMADO MESTRE.
Ossssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...