quinta-feira, 9 de maio de 2013

10 DICAS PARA VOCÊ PRATICANTE DE JIU-JITSU


Hoje estava navegando e li um post interessante no blog O Mundo das Artes Marciais, com 10 dicas para o dia a dia no jiu-jitsu, com base no que foi dito incluí algumas observações que considero pertinentes, mesclando ideias e criando assim as 10 dicas fundamentais de jiu jitsu para iniciantes e veteranos.
Foto: Treino de Jiu-Jitsu

1. Cuidado com o seu kimono, o uniforme do lutador

Você já notou que manter seu kimono limpo não é simples. Certo?
Depois de um tempo, principalmente no verão, o pano continua cheirando mal mesmo após lavar.Branqueadores ajudam, mas há o risco de estragar seus patches (patches são os panos que colocamos no kimono com patrocínios, logotipos da academia etc). O uso do produto em toda lavagem vai enfraquecendo o tecido.
O truque para tirar o cheiro do kimono? Bicarbonato de sódio. Acrescente umas poucas colheres de mesa a cada lavagem, sem esquecer do detergente, claro. O ideal é lavar após cada treino, mas isso é praticamente impossível, pois por ser um pano pesado ele demora a secar. Procure lavar toda semana ou no máximo de 15 em 15 dias, lembre-se, o suor também estraga o tecido com o tempo. Com esse truque, o kimono dura mais e cheira bem melhor. Seus colegas de treino vão agradecer.  

2) Cuide do seu corpo, não só quando está treinando jiu jitsu

Coma bem, beba muita água, durma o suficiente, aumente sua flexibilidade com alongamento, e por aí vai. Ginástica Natural é um grande método de ensinar seu corpo a se movimentar no chão, e vai ajudá-lo a aprender os movimentos do Jiu-Jitsu.
Nas artes marciais, seu corpo é a única ferramenta que você tem, então é bom mantê-la em bom estado.

3) Deixe o seu ego de castigo, academia de jiu jitsu não é o lugar dele

Deixe seu ego em casa. Você vai tomar algumas lições de gente muito mais nova (e velha!) que você, até mesmo de garotas.
Se você é um cara forte, prepare-se para ser dominado por caras com metade do seu tamanho.Não deixe que isso o frustre, ao contrário, encare isso como um ótimo exemplo do que o Jiu-Jitsu pode fazer por você.
Nós vemos isso acontecer todo dia, não é nada demais!!! Seja bem vindo ao jiu-jitsu.
Não tente impressionar ninguém, apenas venha com a mente aberta para aprender uma técnica nova. Seus companheiros de treino não estão aí para competir com você ou ganhá-lo, mas para fazer de você um lutador melhor.
Chegue à academia com a atitude certa e as pessoas vão querer sempre ajudá-lo.

4) Tente absorver tudo o que puder

Aprenda algo de todo mundo. Não tente ter uma posição preferida de início, nem se torne um preguiçoso fazendo apenas o que você faz melhor. Em vez disso, saia da sua zona de conforto e tente sempre melhorar os aspectos em que você ainda é fraco. O bom treino é aquele no qual você adiciona algo ao seu jogo, independente de quantas vezes você finalizou alguém (ou foi finalizado).
Uma dica é sempre tentar aplicar a cada treino o golpe ensinado pelo professor na aula.
O único pré-requisito para ensinar é conhecer UMA coisa que o outro não saiba, e o jiu-jitsu é muito vasto e garanto que ninguém sabe tudo. Então considere possibilidade de aprender também com um companheiro menos graduado que você.

5) Faça certo, depois faça rápido

Comece com o básico, trabalhe os fundamentos e concentre-se em fazer certo os movimentos para poder controlar seu oponente. A todo instante, tente impôr o seu ritmo e busque ser o atleta que faz o primeiro movimento. Tente prolongar o tempo gasto nas posições dominantes. A finalização só vem depois.
Fez tudo certo, aprendeu direitinho? Agora sim é hora de começar a fazer mais rápido e também tentar posições mais complexas.

6) Conheça com quem você treina

Ninguém está preparando você para lutar o Mundial de Jiu-Jitsu por enquanto, logo não há motivo para você rolar com todo e qualquer um na academia. Opte pelos parceiros com o mesmo tamanho que você, ou mesmo mais leves. Pelos caras que não usam tanta força, e nem são tão rápidos. Tudo que você aprendeu ainda está muito fresco na cabeça, então seu tempo de reação ainda não é ideal. Se você não tiver tempo para pensar, o treino vai virar uma grande embolação e você não vai ganhar nada com isso (uns hematomas, se tanto).

7) Cadencie o seu ritmo de treino

Não vá muito forte. Isso pode surpreender alguns, mas para um faixa-branca o mais importante ara acelerar o processo de aprendizado é a consistência. Não importa, portanto, o quão duro você treinou um dia, se no dia seguinte não vai conseguir nem mexer um músculo. Sempre termine o treino com a sensação de que você aguentaria mais um. Seu corpo vai agradecer, na manhã seguinte.

8) Não deu? Bata, e evite lesões.

Uma das coisas que tornam o Jiu-Jitsu complicado de aprender não é a técnica em si, mas alguns movimentos que seu corpo nunca fez antes. Pense duas vezes antes de realizar cada movimento e lembre dos limites do seu corpo. Nunca perca o aquecimento e tente melhorar sua flexibilidade.
Se tomou um golpe e está bem encaixado, não tente ficar dando trancos para sair da posição isso vai fazer com que o seu oponente faça uma força contrária e acabe te machucando, mesmo sem querer. Em muitos casos você acaba até se machucando sozinho tentando fazer giros loucos e movimentos contrários aos permitidos pelo seu corpo. Resultado, lesão, dores e até mesmo afastamento dos treinos. Bater não é vergonha, seja guerreiro, mas não seja burro.

9) Para as meninas.

Por mais intimidante que uma escola de Jiu-Jitsu pareça, por favor, não temam. Apreciamos ter vocês na academia, pois acreditamos que a arte é para todos. A presença feminina, inclusive, faz com que os rapazes se comportem, o que torna a vida do professor muito mais fácil e a atmosfera fica melhor.
Mulheres são naturalmente mais flexíveis, mais disciplinadas e têm menos ego que os homens. No entanto, vocês sempre vão encontrar uns palhaços doidos para ganhar de vocês na força. Mas isso é mole de evitar. Você vai identificá-los rapidamente, e é só não treinar com eles.
Embora tenhamos posições “constrangedoras”, o respeito sempre é algo fundamental nos treinos de jiu-jitsu, não é comum vermos atletas se aproveitando das meninas em treinos, como muitos leigos pensam. Se por acaso isso acontecer com você e isso criar qualquer tipo de constrangimento, relate ao seu professor, ele irá tomar as providências

10) Faça seu dever de casa.

Essa é uma das dicas que considero mais importantes. Repense seu treino em casa, e tente lembrar tudo que você fez certo, e o que fez errado. Tente, por mais que seja complicado no começo, pensar em novas soluções. Sabe-se que ao visualizar a si próprio na luta, seu cérebro manda impulsos elétricos para os músculos envolvidos em cada movimento. É o que alguns chamam de “memória muscular”, e ajuda você a lembrar-se do que fazer na próxima vez.
Assista as nossas vídeo aulas, os golpes postados em nosso site são categorizados de forma organizada para te ajudar a aprender novas técnicas e golpes de jiu-jitsu e conseguir evoluir em seus treinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Related Posts with Thumbnails