sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Os Benefícios do Jiu_Jitsu



O Jiu Jitsu, é uma arte marcial, e já se fazem algumas décadas que vem sendo praticada como modalidade esportiva.

Os benefícios ao indivíduo são muitos, tanto no plano físico como no psicológico. É uma luta de contato, exigindo que haja muita concentração ao oponente, e respostas rápidas do corpo. Além do espírito de competitividade, superação, etc.
Enganam-se aqueles que pensam que o praticante de Jiu Jitsu é bom de briga. “ A estrutura familiar e a índole do indivíduo definem sua tendência à violência” – ensina Prof. Gabriel. De fato um esportista acaba tendo vantagem por ter um físico mais preparado, mas a violência vem do interior. Os grandes campeões se destacam não pela força física, mas por técnica, treinamento e comprometimento com o esporte.

Benefícios Físicos
O Jiu Jitsu é uma luta de respostas rápidas. E para isso sobrecarrega muito o sistema anaeróbico, além de exigir tensão constante sobre os músculos. O sistema cardiovascular deve estar 100% preparado para atender as solicitações das “explosões” desencadeadas por movimentos rápidos.
É comum alunos novatos, terem uma perda de peso rápida, em pouco espaço de tempo. Esta perda de peso pode ser considerada em transformação de tecido adiposo em massa muscular. Adaptando o corpo aos movimentos necessários.
O sistema circulatório é o maior beneficiado, uma vez que tem trabalho dobrado para oxigenar áreas em sobrecarga. O ventríloquo esquerdo se fortalece, pois tem trabalho dobrado para administrar o fluxo sanguíneo exigido.

Benefícios Psicológicos
“O Jiu Jitsu é como um jogo de xadrez. Pequenos movimentos e algumas jogadas podem definir a vitória...ou a derrota” – Ensina Prof. Gabriel.
Por ser uma luta de contato constante, o lutador deve estar sempre concentrado aos movimentos do opoente. Assim sendo, é necessário que se controle durante as lutas evitando o descontrole emocional a todo custo. Muitas lutas, dadas como perdidas, podem ter todo cenário revertido, pelo descontrole emocional dos lutadores.
Outro ponto importante são os reflexos aprimorados. Além da concentração ao oponente, é necessário haver poder de resposta rápida, da mente e do corpo. Assim a ligação entre o cérebro e os músculos deve ser ágil. Bons lutadores conseguem reflexos na casa de milésimos de segundos.

Fonte: http://www.extremebjj.com/beneficios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação seja sempre bem-vindo ao nosso blog, fique em paz.
Ossssss

Quem é o invicto próximo rival de Anderson Silva no UFC Austrália

Ex-campeão dos médios e referência no MMA internacional, Anderson Silva estará de volta ao octógono em 2019. Com luta acordada verbalme...